sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1001 discos para ouvir antes de morrer.

Olá,
Geralmente nos são propostas listas de coisas, como "10 blá blá blá" ou "100 blá blá blá". São as x coisas melhores do momento ou de um determinado contexto, os assuntos variam demais e é isso que as tornam tão populares.
Agora, sendo mais específico, há os famosos livros "1001" dos quais eu falarei dos "1001 discos para ouvir antes de morrer". Citando o próprio livro "Em 1001 discos para ouvir antes de morrer, 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos."
Bom, para ser mais certo ao livro, eu estou baixando todos os cd's, ouvindo-os e depois leio a crítica correspondente e até agora estou satisfeito com o que estou lendo e ouvindo - Apesar de estar no disco nº0012 - Miles Davis - Birth of the Cool - pois ele me apresenta grandes artistas que até o momento não tive a oportunidade de conhecer, como "The Louvin Brothers" e "The Crickets" além de artistas super importantes como "Frank Sinatra".
Recentemente fui pesquisar pela internet as opiniões das pessoas sobre o livro e encontrei uma grande parcela com comentários não muito positivos, como "Só tem músicas inglesas e a maioria são dos Estados Unidos" ou "Faltou tal disco e por que esse disco tá aí?". É claro que não podemos descartar o fato de que cada um tem seu gosto, os autores do livro igualmente, por isso a seleção de álbuns foi algo completamente subjetivo e assim sendo, o fato do disco estar no livro se deve ao fato da sua repercussão na mídia, do gosto do autor e da qualidade sonora. É claro que há discos de muita qualidade faltando nele como "A-ha - Stay on These Roads" ou vários de artistas japoneses (Sim, muitos merecem). Também há discos que podem com certeza ser excluídos da lista, mas se quiséssemos uma lista perfeita, nós mesmo faríamos, e ainda assim outras pessoas iram reclamar da lista com os argumentos de que faltam discos e que há discos inúteis, não se pode agradar gregos e troianos.
Enfim, posso dizer que mesmo não sendo de agrado geral, o livro traz discos e bandas que se ouvirmos antentamente podemos criar uma crítica musical muito boa, porque além de ouvirmos o disco podemos ver o motivo do mesmo estar alí na crítica relacionada ao mesmo. Posso indicá-lo também a quem tem banda e quer fazer músicas próprias, pois deve-se conhecer os fundamentos para poder inovar, e é isso que muita banda hoje em dia está precisando, conhecer músicas de qualidade para fazer as suas próprias.
Para quem quer ouvir as músicas do livro, tendo ou não o mesmo, segue-se o link de um site maravilhoso que postou todos os 1001 discos: Link aqui.
Por enquanto é só, obrigado aos que irão ler desde já.

Abraços,
Phanto.

Um comentário:

  1. Phantoso *-*
    rapaz, espero um dia ter saco pra ouvir todos esses discos, verdade cara , faltaram discos orientais nesta lista, mas, gosto é gosto rs
    to te seguindo my love <3

    ResponderExcluir