quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Amor.

Love...Love...Love...
O Amor, o sentimento mais comum em letras de músicas e poesias, um sentimento muito bonito e que atualmente vem perdendo as suas forças, vem sendo banalizado de formas totalmente depreciativas, a pergunta é que fica, sabemos o que é o Amor? Ou talvez, sabemos demonstrar o Amor?
De acordo com o dicionário Aurélio:
Amor (s.m) é a afeição viva por alguém ou por alguma coisa.
Para mim, Amar não é algo bobo e descartável, acho que vivo por sentir Amor nas coisas em minha volta, tudo que faço bem é porque faço com Amor, eu não tocaria baixo bem se eu não tivesse esse sentimento por esse instrumento, por exemplo.
No caso de um relacionamento, Amar não é achar que o seu parceiro é bonito ou feio, ou achar que só porque ele(a) é gostoso(a), é porque amo. Amar, para mim, é companheirismo, é não desistir do outro por nada, é sempre estar ali para ele sempre que precisar, é não aceitar uma cara triste, é ser feliz por estar com o amado mas também ser feliz com os seus amigos e suas coisas, é não ser o tudo do amado e vice-versa. É como se vê em casos em que o casal não tem nada em comum, mas o fato de que os mesmos são felizes por terem um ao outro é uma demonstração de amor mais bonita que falar "Te amo mais que tudo".
Acho que podem haver razões para amor, mas no geral o amor é algo que surge e acolhe a nossa alma, depois vemos porque tal pessoa nos deixa dessa forma, mas acho que deve-se amar porque ama, essa é a razão maior, vou usar de um poema do Carlos Drummond de Andrade para exemplificar:

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.


Continuando ao Amor como relacionamento, às vezes confundimos amor com paixão, e isso acaba sendo meio que uma forma para banalizar esse sentimento, pois paixão é como um resfriado e o Amor é a Gripe h1n1 (Comparação muito canalha, mas é a verdade). Sendo mais específico, a paixão é mais ligada à atração física e o amor é mais ligado à pessoa em si, dependendo do que ela é, por isso que - para mim - não existe Amor à primeira vista, o que existe é paixão à primeira vista, e às vezes a pessoa nunca sentiu isso antes e acha que já é Amor, não é.
Agora, o Amor também tem seu lado ruim, a obsessão. Isso acontece quando a pessoa não sabe lidar com o sentimento grande que há em seu corpo e tem medo, acha que a pessoa amada é tudo e que diariamente precisa da presença da mesma para sobreviver, assim não deixando a outra viver e ser feliz com as outras coisas que ama, mesmo tentando juntar as coisas no fim não dá certo, afinal a intenção não é a felicidade? Depois de um tempo, amar vai ficar triste e meio que forçado, qualquer coisa é motivo para raiva ou tristeza, ou seja, o oposto da realidade do sentimento.
"Eu não amo à ninguém! Não sou normal" Na verdade, não, como já disse antes, não existe apenas o amor à uma pessoa, existe também naquilo que fazemos, que às vezes subjugamos chamando de "hobbies", mesmo que à toda hora somos bombardeados com músicas, filmes, poesias, etc. falando sobre amor à uma pessoa acabamos esquecendo que amamos aquele "hobby" e que ele nos deixa feliz, a maioria das pessoas liga amor à casamento, mas na verdade é felicidade, essa que é a ligação.
Esse foi o meu conceito de amor, cada um tem o seu, e antes de falar que está errado, pense que o Amor não é algo concreto para ser conceituado, então, postei a minha concepção de amor, não é a universal, mas é a que eu sigo e sou feliz assim.

Abraços,
Phanto.

Um comentário:

  1. Muitas vezes eu também tentei conceituar o amor e acredito que é quase impossível, uma vez que cada um tem seu jeito de ver o amor. O que temos é mostrar uns aos outros e aprender cada vez mais sobre o sentimento.
    Beeeijo!

    ResponderExcluir