quinta-feira, 12 de agosto de 2010

José Saramago.


Pode ser um pouco tarde para uma homenagem a este grande escritor, mas eu acho que ele por ser um imortal da literatura merece homenagens independente de datas.
Na época de sua morte (18/05/10), ouví bastantes críticas que diziam respeito a ele ser ateu e que por isso não merecia destaque e por ele ter feito uma obra na qual mostrava Jesus Cristo como um ser humano (O Evangelho Segundo Jesus Cristo) e que por isso não era merecedor de qualquer homenagem positiva, achei isso supreendentemente ridículo, ele não é um homem a ser lembrado por ter sido ateu ou que tenha subjugado Jesus a humano - Claro que ele tinha uma intenção com isso. - e sim por suas obras maravilhosas, nas quais contém intenções críticas maravilhosas, e que às vezes passam despercebidas por aqueles que não fizeram uma leitura minunciosa da mesma.
Por ter sido tal grande escritor, em 1998, José Saramago recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, segundo a citação do prêmio:
que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia
Ano passado, quando prestei o vestibular, um conto seu, "Embargo" fazia parte das leituras obrigatórias, foi por conta dele que eu começei a conhecer a sua fascinante obra, o ruim é que mesmo sendo um conto fantástico, só despertou realmente o interesse na leitura em uma minoria de estudantes, era de se imaginar, pois além de ser uma leitura relativamente cansativa, a matéria era dada mastigada, não dando a oportunidade do aluno ler a brilhante obra. Pois é, imagine se cada um lesse e entendesse, meio impossível mas... seria algo muito bom para cada um deles pelo raciocínio crítico adquirido após e entender quais são as obras e autores de qualidade, aqueles que tem uma qualidade maior que essas besteiras literárias produzidas hoje em dia - e que fazem muito sucesso -.



Voltando ao Saramago, na sua obra as suas características marcantes são as alegorias que o mesmo usa para nos causar reflexão sobre a condição humana, acontecimentos históricos e política, o que mais me encanta na sua obra é a reflexão que ele me causa acerca da condição humana, muitas vezes condicionada a ralé por conta de toda essa necessidade por tecnologia, a falta da humanidade de fato. Hoje em dia, o ser humano necessita das facilidades tecnológicas e cada vez mais vai criando objetos que vão facilitando a vida do mesmo, mas só que tal revolução tecnológica deixa o homem viciado e isolado em um mundo que gira nisso e acaba de esquecendo de exercer a sua humanidade, aquela em que nos conectamos como humanos, outro ponto em sua obra é a que podemos viver em comunidade sem perder a nossa individualidade.




Enfim, há tantas coisas para ser ditas mas pararei por aqui. Vou disponibilizar uma obra de José Saramago para download para quem tiver interesse em conhecer as suas obras, é apenas um aperitivo do muito que esse grande escritor pode proporcionar, a obra a ser posta é Caim, publicada em 2009, uma breve citação da contracapa:
Caim, a história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós entendemos a ele.
Pois bem, o link é esse: http://www.megaupload.com/?d=BA2NKZ5P

Espero ter despertado o interesse acerca deste autor em alguém, por hoje é só, até o próximo post!
Abraços!

2 comentários:

  1. Saramago é um excelente escritor. Algumas das obras que recomendo dele são "As intermitências da morte" , "Ensaio sobre a cegueira" e "Ensaio sobre a lucidez". Muito legal o post Phanto.

    ResponderExcluir
  2. Phantinho só na manha do saramaguinho, manolo muito legal o post, ainda vou ler aquele livro, um dia eu consigo, pode apostar, um beijo.

    ResponderExcluir