sábado, 7 de agosto de 2010

1001 filmes para ver antes de morrer.


Olá,
Bem, agora meio que dando continuidade do tema "1001", vou falar sobre os "1001 filmes para ver antes de morrer". O mesmo baseia-se em uma obra em que críticos renomados de cinema selecionaram 1001 obras a quais tornaram-se inesquecíveis e imperdíveis para todos, servindo tanto para aprender ou aprofundar os conhecimentos sobre cinema quanto para escolher um filme aleatório para assistir.
Assim como nos "1001 discos para ouvir antes de morrer", eu estou acompanhando a obra cronologicamente, mas ainda estou no terceiro filme "O nascimento de uma nação", mas ao menos estou assistindo-os junto de minha namorada Meg, juntando duas paixões o resultado é ainda mais prazeroso, já que se tem alguém para argumentar sobre o filme logo após assisti-lo.
Pesquisei um pouco sobre o livro pela internet e não encontrei muitas discordâncias quanto à dos "1001 discos para ouvir antes de morrer", apesar de eu achar com toda a minha garra que "O enigma de Kaspar Hauser" devia ter nesta lista, pois é um filme maravilhoso e recomendo bastante para quem gosta de cinema. Mas fora essas discordâncias, o livro é como uma bíblia para quem gosta de cinema, há quem pense que os primeiros filmes que nele contém será impossível achar, mas agora com a internet dá para achar tudo fácil fácil, até achar versões narradas - pois a maioria desses primeiros filmes são mudos - e assim chamando um maior público para o bom cinema.



O fato é que cinema é cultura, e por isso quem assiste à filmes de qualidades podem adquirir uma consciência crítica, assim como é feito com a literatura, alguns podem pensar que seja apenas uma história legal, mas essa história pode nos mudar completamente e é isso que me fascina, o modo como essas artes nos fazem ter uma consciência crítica muito bela, não que eu seja um crítico de cinema, e nem sei se serei um após ver todos esses 1001 filmes, mas que eles me farão ter uma consciência crítica muito boa, isso eu tenho certeza.
Como esse livro está se tornando um líder de venda, é algo merecedor de aplausos, sei que estou sendo um pouco hiperbólico, mas se cada pessoa que comprasse esse livro começasse a ver alguns desses filmes, muitas besteiras que hoje em dia estão tornando-se comuns serão evitadas. Parece meio exagerado mas é uma opnião minha, cabe a qualquer um discordar da mesma. Mas deve-se pensar na consciência crítica adquirida, e isso é algo dominante em um ser humano pensante de fato. Afinal, "Penso, logo existo" é uma frase dita por quase todo mundo, mas nem todo mundo de fato pensa.
Bom, eu recomendo muitíssimo esse livro para qualquer um, mas que ao menos esse alguém tenha a paciência de assistir à alguns dos filmes, sério mesmo. Sabendo do fato que alguns dos filmes são difíceis de achar e que algumas pessoas são terrivelmente preguiçosas, eu vou postar cada um dos 1001 que eu for assistindo, pondo o download e um argumento meu, acho que vou fazer por década para ficar mais organizado, acho que amanhã ou segunda eu posto o download de "Viagem à Lua" e o "Grande Roubo do Trem".
Por enquanto é só, espero ter companhia nesse blog, se estiver gostando ou se tiver qualquer crítica é só por nos comentários.
Abraços!

2 comentários:

  1. Bela observação, nem todo mundo pensa como acha que pensa. Esse negócio de 1001 vai acabar virando teu numero da sorte ausausa, abraço <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei do que você falou quanto a consciência crítica desenvolvida a partir de filmes, concordo e posso dizer que me sinto assim, vejo bastante filmes, gosto de variar e conhecê-los independente de gênero ou nacionalidade, onde se observa características de várias culturas, uma diversidade de ideologias e formas de comportamento, além dos recursos que cada cineasta se utiliza. Isso é engrandecedor, são aulas e experiencias que se pode ter através da tela.
    Abraço,
    Alexis.

    ResponderExcluir