terça-feira, 31 de agosto de 2010

Maioridade - Maturidade ou não? -


Primeiramente, peço desculpas por ter ficado um bom tempo sem ter postado no blog, espero que eu possa fazê-lo periodicamente a partir de agora.
Enfim, semana que vem eu estarei completando 18 anos, ou seja, a maioridade. Agora já posso ser preso - Ouvi dizer que já diminuiu a maioridade penal, mas vou falar pelo comum e pelo o que eu conheço. - é a frase mais comum que corre à pessoa ao completar 18 anos. Agora já se pode comprar uma casa ou um carro, agora você já é responsável.
Responsável? Será?
Nem sempre eu reconheço responsabilidade e maturidade relacionados com a idade. Se for parar para pensar, em muito dos casos ter 18 anos não significa ter a maturidade para enfrentar a vida como ela é, ter uma casa é um ótimo exemplo, alguns jovens ganham casas de presente dos pais e não tem estabilidade emocional para controlar tudo, assim sendo, acabam fazendo besteira.
Para mim, a maturidade não é certa de chegar em uma pessoa por conta de uma certa idade, como se um milagre acontecesse e de repente a pessoa ficaria madura de verdade, pois isso não verdade. Maturidade é algo que se constroi pela vida, se o indivíduo veio aprendendo direito a ser responsável, então ele pode chegar a ser maduro antes mesmo de completar a maioridade.
Acho que às vezes, ter a maioridade é o mesmo que ter aquele estímulo da vida para começar a pensar em melhorar em certas ocasiões, ainda que ainda tenha aquelas ovelhas desgarradas do ninho, um dia a vida lhes dirá o que é para ser dito.
É possível afirmar, o que vale é a mente, a pessoa pode ter alcançado a maioridade há algum tempo, mas só após certo período ela chega a ser madura de verdade, algumas nem chegam, mas enfim. Era para ser correto o fato de que o homem ao chegar na maioridade na idade, também a chegou na mente, que pena que isso não acontece, uma pena mesmo.
É uma opinião minha acerca desse tema, sei que foi bem corrido mas eu tenho certeza que a próxima postagem será bem melhor, vou procurar um tema bem pertinente e farei um posto bem legal eu espero.
Abraços.

3 comentários:

  1. "Para mim, a maturidade não é certa de chegar em uma pessoa por conta de uma certa idade, como se um milagre acontecesse e de repente a pessoa ficaria madura de verdade, pois isso não verdade."
    Falou tudo Phanto! Tem muita gente por ai que apesar dos seus 18 (ou mais) anos de idade, age como uma criança de 14 (ou menos) anos! Maturidade não é algo que a gente diz que tem, é como os outros veem a gente pelos nossos atos para com eles, se estes atos são 'dignos' de um adulto ou não.
    Gostei do post e do tema retratado! :D *thumbs up*

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvidas disso, eu tive que aprender a ser responsável e morar só aos doze anos, e fiz dezoito esse ano. Com certeza entendes bem do que estás falando, o que mostra que tu atingiste ao menos uma boa maturidade :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Maioridade penal continua nos 18 até onde eu sei. Eu entendi o teu ponto com o post, e sou de mesma opinião: a idade não define o nível de maturidade, isso varia de acordo com as experiências do indivíduo e com o seu nível de assimilação dos fatos e da aprendizagem. Mas é importante deixar claro que essa questão de maioridade aos 18 anos nunca implicou maturidade no contexto que as pessoas creem - embora muitos acreditem que sim. Juridicamente, existe uma idade que a pessoa alcança que define as suas plenas obrigações com o Estado e o Direito. 18 anos nem de longe surgiu pra definir que quem completa essa idade é maduro - na verdade, a responsabilidade que tanto se fala é a 'civil' (ou, coincidentemente, a penal, também) 8D

    ResponderExcluir